Cuidado com as luvas!!!

 

A cena é relativamente comum no dia a dia e passa geralmente desapercebida: funcionário da limpeza está de luvas e vai de sanitário em sanitário com um saco plástico nas mãos, esvaziando os cestos de lixo.

Esse procedimento é correto, pois ele está usando um equipamento de proteção para protegê-lo de uma possível contaminação, certo? A resposta é: Absolutamente ERRADO.

O funcionário quando está com as mãos protegidas pelas luvas de borracha fazendo esse serviço de recolhimento de lixo em sanitários, tem uma sensação e proteção total que o leva a colocar a mão dentro de cestos, vasos sanitários e mictórios sem a mínima preocupação, pois afinal ELE está protegido.

Ocorre que esse movimento de limpar e tocar nos cestos durante a limpeza é realizado normalmente com a mão direita no caso de destros ou com a mão esquerda no caso dos canhotos e é com essa mesma mão que ele abre e fecha portas no seu trajeto de um sanitário para outro, fecha torneiras, toca em paredes e portas, segura o cabo da vassoura, etc. isso quando ainda não dá uma parada no bebedor!

O que a primeira vista pode parecer um procedimento correto de segurança para o funcionário, pode significar um risco imenso para todas demais pessoas que convivem no ambiente da empresa, pois este funcionário torna-se o principal agente de contaminação, um verdadeiro vetor ambulante!

“Existe técnica para utilização de luvas, seja para colocação, uso ou retirada das mesmas e que são passadas em nosso treinamento básico, pois em todos esses momentos pode ocorrer a contaminação, seja do funcionário que faz o serviço, seja das pessoas que trabalham na empresa”, explica Simone de Oliveira, Supervisora de Operações do Escritório Regional São Paulo.

Se a empresa contratada não tiver procedimentos definidos e formas de garantir um treinamento adequado aos funcionários que realizam esta tarefa é melhor proibir o uso de luvas até que se tenha certeza que o assunto está sob controle.

Agindo assim estará se evitando um mal maior que é colocar todas as pessoas de uma empresa em risco.

About Divulgação