O OBJETIVO DA LIMPEZA DEVERIA SER SEMPRE A SAÚDE

“Limpar deve ser sempre para melhorar a saude das pessoas.

Como especialistas nesta atividade, precisamos entender o que a frase “limpeza para a saude” , que começa a ser agora também utilizada por aqui , realmente significa”

Se você pensar sobre isso, é redundante. A limpeza deve ser sempre para a saúde.

Quando usamos a palavra “limpo”, queremos dizer o ato de prevenir ou remover o que não é saudável em nossos ambientes internos com o menor tamanho possível.

Isto significa reduzir a matéria tóxica, patógenos, resíduos, etc.

O futuro de limpeza irá envolver medir os resultados disso na saúde. Um precursor é a utilização de medidores de ATP (Adenosine triphosphate).

Pequena molécula encontrada nas células que demonstra haver energia sendo gerada por proteína , permitindo a celular se mexer, por exemplo).

Este dispositivo portátil é relativamente acessível e pode fornecer aos técnicos de limpeza com uma leitura de quinze segundos, a existência no local da quantidade de produto orgânico de origem proteica em uma superfície.

Ou seja , resíduos microscópicos de restos de material orgânico ( leia-se sangue, carne, etc) que estão ali se decompondo e causando mal cheiro e crescimento de bactérias.

Uma vez que é disso que os agentes nocivos ( micróbios e bactérias) se alimentam , este é um primeiro passo para estabelecer um padrão para medir se uma superfície está “limpa” ou não.

Estabelecer uma métrica de limpeza baseada em um determinado nível de ATP, encontrado após a limpeza em uma escola, poderia ser por exemplo, a forma de ver como isso se correlaciona com melhor atendimento, rendimento e assiduidade dos alunos às aulas.

No futuro, a nossa indústria terá uma vasta gama de ferramentas como essa para medir a performance dos serviços.

Além disso, o número crescente de padrões para nosso segmento que está sendo desenvolvido por organizações como a ISSA, a Associação Internacional de Limpeza bem como do Instituto Americano de Inspeção, Limpeza , Certificação e Restauração (IICRC) irá refinar ainda mais as definições e métricas capazes de mostrar o nível de limpeza de um local para os profissionais da limpeza e clientes.

Estas ferramentas e padrões que estão sendo criados nos permitirão fazer o nosso trabalho melhor , ao melhorarmos efetivamente  os resultados de saúde e  mostrar o real valor de nosso serviço para os clientes e pessoas em geral como também melhorar a imagem de todo o nosso segmento .

About Divulgação